Jogaço

Vasco goleia o Fluminense e ganha sobrevida no Brasileirão

Com a vitória, Cruzmaltino quebra um tabu de quatro anos

Vitória do Vasco encurta distância para sair da zona de rebaixamento
Vitória do Vasco encurta distância para sair da zona de rebaixamento |  Foto: Leandro Amorim/Vasco
 

Em um clássico muito movimentado, o Vasco goleou o Fluminense por 4 a 2, na tarde deste sábado (16), no Estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Praxedes, Vegetti e Gabriel Pec (2x), para o Vasco, enquanto Marcelo e Lima descontaram para o Tricolor.

Vasco e Fluminense fizeram um primeiro tempo muito equilibrado no Estádio Nilton Santos, mas também com muitas faltas. A primeira chance foi com os Tricolores. Em cobrança curta de Arias, Marcelo colocou na área, Cano escorou para o meio da área, Kennedy tocou na bola, mas Léo Jardim salvou em dois tempos.

A resposta do Cruzmaltino veio logo depois com o gol. Em dois lances em sequência pela direita, primeiro com Paulinho e depois com Rossi, o camisa 31 do Vasco driblou e passou por Marcelo, cruzou para a área e a bola vai perfeita na cabeça de Praxedes, que acertou uma linda cabeçada no ângulo e abriu o placar no Nilton Santos. O time do Fluminense reclamou muito com a arbitragem pedindo uma falta no atacante Cano no início da jogada, mas o árbitro Raphael Claus confirmou o gol.

Na marca dos 33 minutos, o Tricolor teve uma baixa importante. Isso porque o colombiano Arias sentiu o tornozelo direito e precisou ser substituído e deu lugar a Lima.

No último lance do primeiro tempo, quase o empate do Flu. Jhon Kennedy driblou Léo, deixou Maicon no chão e chutou cruzado. A bola bateu na trave. Na sequência, outra boa chance com o camisa 9. Kennedy protegeu, driblou Maicon de novo, colocou a bola entre as pernas do zagueiro, e chutou no meio do gol para a defesa de Jardim.

Segundo tempo

A segunda etapa começou agitada e logo com 40 segundos o Fluzão chegou ao empate com Marcelo. Em jogada de infiltração pelo meio da área, a zaga do Vasco cortou, mas Marcelo conseguiu tabelar com Guga e chutou no ângulo de Léo Jardim para empatar. 

Logo depois, aos 4, o Vasco ficou na frente de novo. Rossi cobrou escanteio e o argentino Vegetti subiu e cabeceou bonito, no ângulo, para colocar o Cruzmaltino em vantagem. Esse foi o quarto gol do camisa 9 desde que chegou.

O jogo ficava cada vez mais elétrico. Na marca dos 10 minutos, André deu lindo passe para Guga na linha de fundo, ele cruzou para Lima, que entrou sozinho na área e colocou a bola no fundo da rede. 2 a 2 no Nilton Santos. Com chance para as duas equipes, o Flu quase conseguiu a virada em uma jogadaça de Kennedy.  Em um contra-ataque rápido, Marcelo acionou o camisa 9, que driblou duas vezes Maicon, mas chutou fraco, para fora.

Aos 25, outra boa chance do Flu. Martinelli recebeu na entrada da área e chutou forte, a bola desviou e Jardim fez uma grande defesa.

No contra-ataque, o Vasco conseguiu marcar o terceiro gol após uma falha inacreditável dos jogadores do Flu. Zé Gabriel pegou a sobra em ataque do Tricolor e tentou o passe em profundidade. A bola sobrou para André, que tentou recuar para Guga, mas acabou dando um presente para Gabriel Pec. O camisa 11 entrou cara a cara com Fábio e tocou na saída do goleiro. 

O Vasco começou a gostar do jogo, a torcida empurrava o time e cantava alto no Nilton Santos. Foi assim que o Cruzmaltino chegou ao quarto gol, novamente com Gabriel Pec, aos 40 minutos. Puma Rodríguez cruzou da direita, Vegetti subiu alto e tocou para o meio da área, Pec apareceu sozinho e empurrou de cabeça, para ampliar o placar.

Com a vitória, o Vasco chegou aos 20 pontos e encurtou ainda mais a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Goiás, que soma 25. Enquanto o Flu, com a derrota, fica estacionado na 6ª posição, com 38 pontos conquistados. Na próxima rodada, o Cruzmaltino enfrenta o Coritiba, em São Januário, às 19h, no dia 21 de setembro. Já o Fluzão, volta a campo um dia antes, para encarar o Cruzeiro, no Maracanã, às 21h30.

< 'Foi morta por tiros de quem deveria cuidar da segurança', diz Lula Homem é preso por estuprar vizinha na Baixada Fluminense <